Quem Somos ?
Valores
Missão
Código de Ética
Proposta Pedagógica

Quem Somos?

Somos uma equipe que acredita no desenvolvimento das pessoas e na capacidade delas em definir seus rumos e caminhos.

Acreditamos que cada indivíduo tem seus sonhos, seus interesses e quer conquistar novos rumos profissionais através de seu desenvolvimento pessoal. Aprender um novo idioma, conhecer novas tecnologias e adquirir novos conhecimentos são ferramentas para estas conquistas.

Acreditamos que é desejo de todos se aprimorar e se integrar na sociedade e que é missão e responsabilidade da OpenGO contribuir com as pessoas fornecendo cursos e treinamentos, presenciais e de qualidade, a custos acessíveis.

Nossas escolas possuem estrutura voltada ao aprendizado. São escolas dotadas de ferramentas instrucionais modernas, salas confortáveis e climatizadas, instrutores treinados, motivados, plenamente capacitados para as aulas e, acima de tudo, sensíveis às necessidades de nossos alunos. Adotamos a tecnologia em sala de aula como forma de facilitar o aprendizado, mas acreditamos que nada substitui o instrutor junto ao aluno.

Venha nos visitar e aproveite para junto conosco estender seus conhecimentos, buscar novos caminhos, vislumbrar novas possibilidades e, certamente, realizar seus sonhos de aprimoramento técnico e intelectual.

Equipe OpenGO

Valores

Queremos uma sociedade ética, onde todos saibam seu papel, seus compromissos e responsabilidades e os cumpram corretamente sem prejuízos ao próximo e ao ambiente.

Entendemos que a educação é a via de acesso ao desenvolvimento humano, à qualidade de vida, à realização da pessoa e à justiça social. Para ter qualidade, a educação deve ser criativa e consistente e deve ser construída pela riqueza da diversidade de repertórios dos participantes, sendo refinada através da articulação das informações e argumentações.

A essência da nossa missão é satisfazer nossos alunos com padrão de excelência profissional, sendo a escola um espaço de motivação, de desenvolvimento e de realização.



Missão

Prover aos nossos alunos uma educação de qualidade que contribua com seu aprimoramento pessoal e aumento de oportunidades junto ao mercado de trabalho.

Código de Ética

Respeito incondicional a todo cidadão, independente de sua classe ou condição social, nível cultural, sexo, etnia, estado civil, credo religioso, orientação sexual, opção política, idade, compleição ou limitação física.

Proposta Pedagógica

APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Ensino OpenGO tem como finalidade formar e qualificar cidadãos, para os diversos setores da economia. Oferecemos cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de administração de empresas, idiomas e tecnologia da informação.

NOSSOS VALORES
Acreditamos que a educação é a via de acesso ao desenvolvimento humano, à qualidade de vida, à realização da pessoa e à justiça social. A essência da nossa missão é satisfazer nossos alunos estabelecendo padrão de excelência profissional e fornecendo espaço de motivação, de desenvolvimento e de realizações. Acreditamos que a educação criativa e consistente é construída pela riqueza da diversidade de repertórios dos participantes, sendo refinada através da articulação das informações e argumentações.

MISSÃO
Contribuir com nossos alunos na sua busca de uma educação de qualidade e capaz de inserir ou incrementar sua atuação no mercado de trabalho.

OBJETIVOS
Formar cidadãos empreendedores, comprometidos com o bem comum e dispostos a se dedicarem na sua transformação através da educação.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
Contribuir para transformar nossos alunos em seres conscientes, responsáveis e protagonistas de seu tempo.
São premissas da nossa instituição a formação de um ser humano pensante, que atua e transforma e, ao mesmo tempo constrói o seu conhecimento através da aproximação da teoria e prática, com referenciais positivos como a cooperação, respeito, diálogo, democracia e responsabilidade.
Nossa Proposta Pedagógica visa desenvolver um trabalho de compreensão da realidade, que leve à construção de um currículo progressista e transformador, onde a postura crítica dos conteúdos seja a metodologia adotada por todos os profissionais que atuam na área, de forma a prover ao aluno formação educacional que invista na sua qualificação profissional, tanto em termos técnicos, quanto humanos, qualificando-o e tornando-os aptos para atuarem no mercado de trabalho, conciliando as formações humanas, cívicas, científicas, técnicas e tecnológicas, fomentando o apreço pelos valores do trabalho e da cidadania, criando, em conseqüência, alternativas concretas para as empresas na busca de seus quadros profissionais.
Nossa ação pedagógica tem como base principal a educação colaborativa, que estimula a participação do corpo docente e discente no processo educacional, formando um vinculo de confiança e gerando uma atmosfera em discussões aprimorem o senso critico e que foca na formação flexível, pluralista, tecnicamente competente, crítica, questionadora, transformadora, que pretende auxiliar o ser humano a desenvolver a sua relação com o mundo do trabalho, construindo um pensamento sistêmico, crítico, ecológico e construtivo, permitindo que a sua Educação para a vida seja construída através do conhecimento, das habilidades e, sobretudo competências específicas, adquirindo a possibilidade de continuar estudos em nível superior e que essa Instituição de Ensino o ajude a retratar conhecimentos de um mundo coerente entre o que pensa e o que vive de forma ética e, sobretudo humana, proporcionando, desta forma, ao aluno um aprendizado que extrapola seu tempo conosco, tornando-o contínuo e capaz de suplantar as obsolescências tecnológicas em seu trabalho.
A educação que a escola oferece tem por base os princípios da democracia, da liberdade de expressão, da solidariedade e respeito incondicional às diferenças, aos direitos humanos e ao meio ambiente e da integração entre os indivíduos e pauta-se no trabalho como fundamento da formação da riqueza, dignidade e bem-estar pessoal, sendo este parte fundamental e inalienável do ser humano.
Nossa instituição busca o aprimoramento geral, moral, social e intelectual dos jovens e adultos interessados em crescer profissionalmente, dotados da intenção de cumprir com seus objetivos e metas, demonstrando interesse, iniciativa, ousadia, determinação e competência e se comprometendo ao estudo e ao seu desenvolvimento pessoal capaz de torná-lo parte do mundo competitivo do trabalho, apresentando a este mercado seus princípios e valores estruturados na seriedade, honestidade, conhecimento, ética, e ainda no saber fazer, saber ser crítico e saber inovar. É, portanto o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência da cidadania.
A verificação do rendimento se dá de forma contínua, participativa e de dados coletados no decorrer do processo educativo em cada módulo emitindo uma expressão de valor a respeito do nível de conhecimentos, competências e habilidades alcançadas pelo aluno e de acordo com o perfil de conclusão prevista no Plano de Curso. No final do Curso além da avaliação deverá ser observada a frequência mínima de 75%.

PRINCÍPIOS NORTEADORES

Pressupostos Teóricos Identificamos nossa proposta de ensino com a Teoria do Construtivismo que estabelece que a construção e reconstrução do conhecimento se dão pela relação do sujeito com o ambiente externo. A construção do conhecimento através da interação com o estudante possibilita à escola fornecer o conteúdo relacionado ao conhecimento prévio do estudante, desafiando-o positivamente à formação de novas teorias e conceitos. Em nossa instituição, o instrutor atua como estruturador do ambiente e provê estímulos ao estudante e permitindo que este se desenvolva em consonância com seu ritmo próprio, de acordo com os seus interesses e através de métodos ativos.

Materiais didáticos
O material didático por nós fornecido é modular e perfeitamente integrado ao conteúdo proposto e ministrado e às ferramentas tecnológicas (computadores, internet e demais recursos instrucionais), de modo a prover estímulo ao aluno para que ele efetue pesquisas e exercite a reflexão. Seu conhecimento será construído através do relacionamento das informações que ele já detinha com as decorrentes das informações que provemos, seja em sala de aula seja em ambiente de pesquisa.

Éticos
Entendemos que o respeito e a tolerância em relação às diferenças, a integração e a interação social apropriadas, a responsabilidade social, a consciência em relação ao meio ambiente e o respeito ao trabalho como gerador de riqueza e bem estar social são os principais valores por nós defendidos e são enfatizados de forma contínua e permanente em nosso discurso com nossos alunos e colaboradores.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Diretrizes Estratégicas
São as seguintes as diretrizes que nos norteiam em nossa meta de cumprimento de nossa missão e proposta pedagógica.

No que se refere ao corpo docente:
- Prover aos nossos alunos ensino de qualidade que possa completar a necessidade de conhecimento demandada pelo mercado de trabalho.
- Desenvolver nos alunos o gosto pela pesquisa, imaginação e reflexão, para que sejam independentes em seus estudos e que aprendam, individualmente ou em grupo, a entender e enfrentar as mudanças contínuas em nossa sociedade, seja no convívio social seja no profissional.
- Incentivar o jovem a prosseguir em seus estudos e a adotar os meios tecnológicos como suporte e auxílio na sua educação continuada e como suporte e ganho de eficácia na solução de suas questões profissionais de dia-a-dia.
- Desenvolver atividades em aula fornecendo as informações necessárias ao conhecimento e criando condições para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências.
- Divulgar eventos culturais e recreativos adequados, estimulando a participação dos alunos e sua integração social.
- Avaliar constantemente o desempenho individual dos alunos. Acompanhar com rigor a assiduidade às aulas e manter o interesse dos alunos nas aulas e nos materiais didáticos.

No que se refere ao corpo diretivo:
- Desenvolver a estrutura físico-acadêmica necessária para proporcionar aos alunos um ensino que supra suas necessidades de conhecimento adequado ao mercado de trabalho.
- Proporcionar ao corpo docente as condições materiais e tecnológicas necessárias para que estes desenvolvam, de forma eficaz, o processo de ensino.
- Verificar constantemente o desenvolvimento dos trabalhos e os resultados atingidos. Avaliar se os objetivos da proposta pedagógica estão alcançando seus resultados.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Os cursos são desenvolvidos de forma pragmática, de modo a permitir que os alunos exercitem e apliquem os conhecimentos teóricos recém expostos em atividades ligadas ao dia a dia das pessoas, empresas e organizações.

FORMA DE INGRESSO DOS ALUNOS
Nossos alunos são entrevistados e orientados na escolha dos cursos mais indicados para sua formação pessoal e profissional. São aplicadas provas de conhecimentos gerais aos candidatos às Escolas Técnicas. São oferecidos cursos de nivelamento e de formação essencial em automação de escritório, fora da carga horária do curso, quando identificas fortes lacunas nestes conhecimentos.
Os candidatos aos cursos livres mais avançados realizam entrevistas e provas para determinação de sua familiaridade com os sistemas e tecnologias a serem empregados em seus cursos. Os alunos de idiomas são avaliados no seu conhecimento, desenvoltura e capacidade de comunicação na língua, visando sua melhor adaptação aos programas da entidade.

ESTÁGIOS
Os estágios, obrigatórios nos cursos técnicos e opcionais nas demais modalidades de ensino, são entendidos como essenciais na formação profissional. Nossos alunos são incentivados a realizá-los e as oportunidades de estágio de conhecimento da Instituição são divulgadas ao corpo discente.

CORPO DOCENTE
A entidade conta exclusivamente com profissionais contratados pelo regime da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho em sua grande maioria por período integral.